Ah nós MULHERES que somos metade NORMAL, metade INSANA, como diz num trecho do livro de Martha Medeiros "Toda mulher é doida, impossível não ser, nós nascemos com um dispositivo interno que informa desde cedo que a vida sem amor não vale a pena"

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O CIÚMES



Hj queria falar sobre ele, O CIÚME  personagem  digamos assim "protagonista" em muitos relacionamentos, acho  que uma "pequena" dose dele até da um certo tempero na vida do casal, mas quando em demasiado, acaba, extermina com tudo, como se fosse um cancêr em fase terminal.
Porque quando vc precisa demais de alguém e tem medo de perde-lo, vc ja o perdeu, porque começa a prendê-lo. Ele vira seu prisioneiro. Dai começam as ceninhas de ciúme, de manipulação, de joguinhos, de prepotência, de possessão. Um horror e ninguém aguenta isso, certo? Pelo menos não de maneira satisfatória, sadia, as vezes a pessoa até "suporta" por algum tempo, por gostar da pessoa, enfim, mas ao longo do tempo vai se tornando insuportável, vc ter que ficar o tempo todo provando sua lealdade, sua fidelidade, dando conta de todo lugar que vai, de quem era no telefone, de porque vc trata tão bem seus amigos, aquela colega do trabalho,  tudo vira razão pra uma cena, e mais outra cena, e assim vai... seu relacionamento vira um INFERNO.
O ciúme na maioria das vezes vem da falta de "auto estima", porque a pessoa ciumenta normalmente não se sente amada, não se sente desejada pelo seu parceiro, ela sempre vê coisas até onde não tem, porque ela não se acha tão boa assim, claro que o ciumento nunca vai admitir isso, vai dizer, "Eu sinto ciume pq ele(a) da razão pra isso, da motivos", e muitas vezes isso não é verdade. E mesmo que de, vamos combinar, vc fazendo uma cena de ciúme,voce só vai mostrar que da mais valor ao outro do que a voce mesmo. Se  a pessoa vacila, pisa na bola, é vc que quem tem que ver se esta disposta a ficar ali, naquela situação, se vc esta sendo traído, e continua ali, vc esta permitindo, e ai não tem como reclamar. As pessoas só fazem conosco o que nós permitimos.
Tem uma frase da Gisela Rao que diz "Quanto mais liberdade vc me da, menos eu uso"  é bem por ai, quanto mais a pessoa pega no pé, parece que ai que o outro apronta mesmo. Ninguém gosta de ser controlado, de ser dominado, ta certo que tem que haver um respeito, se vc esta com alguém, não pode simplesmente sumir sem dar satisfação, sair por ai, voltar a hora que te der na telha, mas daí a pessoa não poder dar um passo sozinho, ter que fazer um relatório só pq atrasou dez minutos pra chegar em casa, é demais né gente.Acho que o problema esta no exagero da cobrança, tudo que passa do limite,e pra saber qual é o limite?, se coloque no lugar da pessoa, se imagine naquela cena, e a pessoa te cobrando aquilo, o que vc acharia?
O que vcs pensam sobre ciúme? o que vc considera "normal", até que ponto é saudável?

2 comentários:

  1. Ótimo post! Eu tenho verdadeiro horror a ciúme. Sou muito pouco ciumenta, só mesmo quando o perigo está sendo esfregado na minha cara. Não sou de ficar vendo coisa onde não existe, deixo meus parceiros até bem livres. E gosto que me deixe livre...

    Uma vez tive um namorado muito ciumento, que me traumatizou completamente, ele chegou a me dar um tapa por coisas que só ele viu, que não estava acontecendo. Mas quando ele me bateu, nunca mais me viu. Essa de apanhar, não é comigo...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Incrivelll... eu sei exatamente o que é esatr com uma pessoa ciumente, ja passei apuros com uma , como por exemplo pq um dia atrazei 13 minutos do horario normal que chegava em casa do serviço ela ja em ligou chorando e gritando querando saber onde eu esatva ... o ciume destroi qualquer relacinamento,Voce mostrou exatyamente a verdade por de traz deste sentimento nunca havia pensado por esse lado.Obrigado adorei seus posts Parabens.. seu blog é incrivel e eu como estudande de designer te falo esat pervfeito o visual...=P Beijos!

    ResponderExcluir