Ah nós MULHERES que somos metade NORMAL, metade INSANA, como diz num trecho do livro de Martha Medeiros "Toda mulher é doida, impossível não ser, nós nascemos com um dispositivo interno que informa desde cedo que a vida sem amor não vale a pena"

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

MERGULHO NO ABISMO

Como é difícil sair de uma "zona de conforto" né gente? se jogar, saltar num abismo (metafóricamente falando , claro rs), sair de um lugar ou uma situação na qual estamos adaptados, acostumados,  diga-se de passagem mesmo que ela não seja tão boa assim, porque temos essa tendência a "estacionar"? e vejo que isso acontece com muitas pessoas, inclusive comigo, claro. Porque muitas vezes preferimos o morno, a calmaria, tememos tanto o "NOVO", sair em busca de novos mundos, novos relacionamentos, novos empregos, enfim  novas situações de uma maneira geral. O ser humano é sempre tão limitado, as vezes demora uma vida para decidir dar um passo, e de repente quando decide pode ser tarde demais, sim porque a vida não fica nos esperando, as oportunidades, elas se vão, e ficamos ali estáticos, e depois ficamos nos culpando, ou dando aquelas desculpas esfarrapadas, que nem a nós mesmos conseguimos convencer, tipo: " A se não deu, era porque não era pra ser" como assim não deu? Se nós nem tentamos, desistimos no primeiro obstáculo, no primeiro olhar torto de alguém, na verdade acho que damos tanta importância pra opnião alheia que muitas vezes deixamos a felicidade passar por nós e ir embora, para ficarmos ali bancando os certinhos, os bonitinhos pros outros, para a sociedade, como se eles fossem juízes das nossas vidas, como se tivessem algum direito de nos julgar.
Tem um trecho de Clarice Lispector que diz " Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação". Assim somos nós, não sabemos nos entregar a desorientação, como é boa a sensação de sabermos onde estamos pisando, que estamos "seguros" ali, protegidos, mas e quando essa situação ja não nos satisfaz mais? o que fazer com aquela sede de viver, de se aventurar, aquela vontade de se "jogar" ai entramos num conflito enorme, ou nos deixamos deter pelo nosso medo do "novo" do "abismo" ou nos jogamos nele de cabeça, e enfrentamos todas as consequências boas e ruins que esse ato pode nos causar.
Cada vez mais eu acho que não ha outra saida para ser feliz, a vida não pode ser vivida acomodando-se, aceitando coisas que não nos servem mais, que não nos dão mais prazer, que não nos fazem suar, desatinar, ficar com a respiração ofegante, com o coração aos tropeços, óbvio que muita gente não vai gostar disso,dessa sua "atitude" as pessoas não gostam de mudança nem na vida delas próprias nem na dos outros, não sei se porque de certa forma acaba interferindo na comodidade delas, ou simplismente é por pura inveja, sim, é mais facil julgar, falar mau de alguem que esta tentando mudar, tomar uma atitude, atitude essa que muitas vezes voce gostaria de tomar, e não tem coragem, não é? é muito mais facil criticar o que nós mesmos não temos coragem de fazer, quando deveríamos nos espelhar, tomar como exemplo, pensar se ele pode, se ele consegue, eu tambem posso conseguir. Não é fácil? claro que não, ninguém disse que seria, como disse tão sabiamente Augusto Cury em um trecho de um livro dele que li "Quem vence sem risco, triunfa sem glória".  
Vamos enfrentar nossos abismos.

2 comentários:

  1. Não saio mais da minha zona de conforto. Ou seja, não mexo no que está funcionando, no que está bom. Já fiz isso muitas vezes e muitas vezes quebrei a cara feio. A ultima foi no trabalho. Como sofri...

    Então tento só mudar atualmente o que está me incomodando de fato...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. É Dama vc esta certa, time que esta ganhando não se mexe ne rs, só devemos sair da nossa zona de conforto quando a situação não esta boa, quando estamos sofrendo ai tb não faz sentido ficar ali mais né.
    bjocassssss

    ResponderExcluir